quinta-feira, 4 de julho de 2013

Amamentação - Dicas pessoais!

Oi pessoal, tudo bem?
Hoje estava conversando com uma amiga minha sobre amamentação.
Acredito que para maioria das mães, pelo menos pelas conversas que tive, a amamentação não é algo simples e fácil como vemos em filmes, aliás.... é bem sofrida...rs
 Li em alguns lugares que se deve fazer algumas coisas para evitar que o bico do seio rache, como passar bucha vegetal, tomar banho de sol, etc.
Já em outros lugares, li que não é necessário nada disto, pois o próprio organismo se prepara para a amamentação.
Eu acabei não tomando os benditos banhos de sol, nem usando a bucha vegetal, que ficava ali, me aguardando todos os dias... conclusão: sofri bastante....
Não consigo dizer que se tivesse feito, isto não teria acontecido, mas acredito que existem sim, algumas dicas boas para melhorar este processo.


 - Use conchas de amamentação.

Sim gente, elas ajudam na formação do bico do seio... afinal de contas, a amamentação é um processo de aprendizagem para você e, principalmente, para o bebê, por isso, um bico mais protuberante ajuda no processo.
Além do mais, esta concha ainda vai ser muito útil depois, porque até que a amamentação esteja ajustada à demanda do bebê, o seio vai vazar (e muito!) e isto ajuda você, inclusive, quando precisar sair de casa e também faz com que o bico não fique raspando na roupa (acreditem! Se o bico estiver rachado, a gente vai ao delírio quando isto acontece.... ui!)


 - Banho de Sol

Rachou? Banho de sol no bico do seio...
Isto mesmo, de graça e com um efeito cicatrizante enormeeeeeee (juro, foi o que me ajudou... achei que nunca mais a dor passaria...rs)

 - Lanolina
Eu mandei manipular a minha, passava à noite quando a pausa da amamentação era maior... e ajudou muito também




 - Nem tudo é fome!
Meninas, isto é experiência pessoal minha... como sou uma mãe de primeira viagem e no começo o bebê praticamente só está acordado para mamar, ou seja, só chora por fome, a gente se acostuma a pensar que tudo é fome e sempre dá o peito...
Na verdade, depois de um período... o bebê pode ter cólicas e vai sentir conforto estando sugando o seio...
o que acontece neste caso? Horas e horas de amamentação... conclusão para você: vai ser dificílimo curar o bico do peito rachado e ele vai rachar ainda mais, porque depois de um tempo o bebê não mama mais, mas sim chupeta o seu peito...
Por isso, converse bastante com seu pediatra se achar que o bebê só quer mamar, possivelmente a questão não é fome...
O meu, depois de um mês me orientou a dar um seio por 20 minutos e depois passar para o próximo seio por mais 20 minutos... porque com a idade do bebê, este tempo seria suficiente para uma mamada e me liberou o uso da chupeta.
Conclusão para mim: bico do seio teve tempo para respirar e foi melhorando aos poucos...
Conclusão para o bebê: muito mais calmo e conseguindo dormir melhor... dormia com a chupetinha e sozinho no berço e eu consegui ter tempo de fazer alguma coisa....rs

Por fim meninas, o que digo é o seguinte... amamentação é paciência e persistência.
É um aprendizado constante... a dor vai passar, acredite! O organismo se acostuma com a fricção constante e se encarrega de se adaptar.
Não desista!!! Eu pensava, só por mais hoje, só por mais hoje e meu bebê está com 5 meses e agora não penso em parar de amamentá-lo tão cedo!!!!
Toda a dificuldade inicial é recompensada pelos benefícios do leite materno!

Beijo grande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...